Deixar para trás a sentença de Cushing

Uma vez diagnosticada a síndrome de Cushing, há uma oportunidade de restabelecer a saúde e recuperar a vida. Poderá ter de volta o animal que achava que tinha perdido para a Cushing. Através de um tratamento eficaz, é possível melhorar a qualidade de vida do seu cão e reduzir o risco de este desenvolver outras doenças. Tratar a síndrome de Cushing do cão melhora a qualidade de vida dele e, consequentemente, a qualidade de vida do próprio dono.

O que acontece se o Cushing não for capturado?

O maior impacto do Cushing é uma redução da qualidade de vida dos cães com esta condição. Como o Cushing pode progredir com o tempo, os sintomas que o seu cão pode estar a apresentar, por exemplo, cansaço, aumento da sede e da micção, são susceptíveis de piorar sem tratamento. Há também uma série de condições potencialmente fatais que podem ocorrer em resultado da doença de Cushing. Estas incluem

  • Diabetes mellitus
  • Hipertensão
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas)
  • Infeções nos rins e no trato urinário
  • Tromboembolia pulmonar (coágulos de sangue no pulmão)

Vetoryl® e a síndrome de Cushing

O Cushing pode ser tratado com sucesso usando medicação que permite que a saúde do seu cão seja restaurada. O Vetoryl é o único tratamento licenciado para uso em cães.  O Vetoryl contém trilostano como princípio ativo, um medicamento que reduz a produção da hormona cortisol pelas glândulas adrenais.

  • Diabetes mellitus
  • Hipertensão
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas)
  • Infeções nos rins e no trato urinário
  • Tromboembolia pulmonar (coágulos de sangue no pulmão)

Outras opções de tratamento

Existem opções cirúrgicas para o tratamento de um Cushing. Isto envolverá ou uma operação abdominal para remover a glândula adrenal afetada, ou menos habitualmente uma cirurgia através do céu da boca para aceder à base do cérebro - onde a própria glândula pituitária é então removida. Todas as opções têm vantagens e desvantagens, e nem todas as opções estarão disponíveis para todos os casos. O plano exato de tratamento será determinado pelo seu veterinário, com base nas circunstâncias individuais. Por isso, recomendamos que fale com o seu veterinário sobre qual é o melhor tratamento para o seu animal de estimação.

O Vetoryl tem algum efeito secundário?

O Vetoryl é bem tolerado pela maioria dos cães.

Se o seu cão desenvolver sintomas de doença após tomar Vetoryl, tais como, letargia, vómitos, diarreia e anorexia, pare imediatamente o tratamento e contacte o seu Médico Veterinário o mais rapidamente possível.

No entanto, pode acontecer que o tratamento com Vetoryl possa revelar outras condições subjacentes que foram anteriormente ocultadas pelo excesso de cortisol. Exemplos de patologias que podem piorar após o tratamento com Vetoryl incluem artrite e doença alérgica cutânea.

Poderá ser necessário um tratamento adicional para estas condições, por isso, aconselhamos que contacte o seu Médico veterinário, se tiver preocupações individuais sobre o seu animal de estimação.

Assista ao vídeo abaixo para ver o Professor Stijn Niessen explicar as potenciais complicações do tratamento.

Dicas para a utilização de Vetoryl

  • Dê as cápsulas de Vetoryl com comida
  • Não abra as cápsulas
  • Monitorize os sintomas de Cushing do seu cão
  • Contacte imediatamente o seu médico veterinário se o seu cão deixar de comer, beber ou urinar ou se ficar doente enquanto estiver a tomar Vetoryl
  • Lavar as mãos após a administração de Vetoryl
  • Não manipule as cápsulas de Vetoryl se estiver grávida, ou se estiver a planear engravidar
  • Não dê uma dose dupla se se tiver esquecido de uma dose. Consulte o seu Médico Veterinário
  • Certifique-se de que continua a dar ao seu cão a dose prescrita de Vetoryl

O seu cão necessita de uma dieta especial para o tratamento?

O Cushing requer tratamento médico ou cirúrgico para ser controlado com sucesso, e a mudança de dieta não é necessária para um resultado bem sucedido.

Contudo, o seu médico veterinário poderá também sugerir algum apoio nutricional, tal como uma dieta  Endocrina especial adaptada especificamente para o suporte de cães com um distúrbio hormonal.

Para mais informações sobre a dieta de apoio endócrino da Dechra, por favor clique aqui.

 

 

Investigue as melhorias do seu cão

A experiência de cada cão com Cushing e a dose de Vetoryl é única e diferente. Manter um olho de detetive no seu cão é fundamental. Explore a forma de como você e o seu veterinário podem avaliar a resposta do seu cão ao tratamento do Cushing.

Detetar as melhoras

Vetoryl da Dechra é um medicamento sujeito a receita médica, disponível apenas através do seu Médico Veterinário. Qualquer pergunta sobre o seu cão deve dirigir-se ao seu veterinário. Vetoryl é uma marca registada da Dechra Limited.