Investigar os sinais da síndrome de Cushing

Ninguém quer que o seu amigo de quatro patas seja um suspeito de Cushing. Se o seu cão apresentar sintomas semelhantes aos nossos principais suspeitos, então deve investigar o caso mais a fundo.

Rehabilitation through treatment

Irrespective of the cause of Cushing's, the result is always the same - more cortisol is produced than is actually needed by the body. This results in the slow development of a combination of clinical signs that are associated with the condition.

Pode ter notado recentemente uma diferença na aparência ou comportamento do seu cão. O animal feliz e saudável que em tempos conheceu parece estar a abrandar. Pode pensar que é apenas velhice, mas pode ser por causa de um Cushing. Esta seção descreve os sinais clínicos mais comuns associados ao Cushing e explica porque ocorrem.

Oito sinais incriminatórios

Começa a perceber que o seu cão precisa de ir lá fora com mais frequência? Está a encher a taça de água várias vezes por dia? O seu cão acorda-o durante a noite para urinar, ou tem acidentes dentro de casa quando normalmente está bem treinado para não fazer as necessidades dentro de casa?

Se sim, não se sinta sozinho. A maioria dos donos de cães com Cushing constata estas situações. Efetivamente, os sinais clínicos mais comuns observados no Cushing são o facto de os cães começarem a beber muito mais e a precisarem de ir à rua para urinar com mais frequência.

O mecanismo exato por trás disto não é completamente compreendido, no entanto, pensa-se que o aumento do cortisol interfere com a absorção de água no rim. Isto significa que é produzida mais urina e, consequentemente, o seu cão urina com mais frequência.

À medida que o seu cão urina mais perde mais água. Isto é reposto pela necessidade de beber mais, pelo que não deve recusar água ao seu cão.

Se acha que o seu cão, que antes era tão seletivo, come agora toda a sua comida e mais, ou que mostra uma mudança de comportamento, tornando-se mais agressivo e protetor em relação à comida, deverá falar com o seu veterinário.

O cortisol tem um impacto direto no metabolismo e, por isso, na fome do seu cão. Quando o cortisol aumenta, também aumenta o apetite, o que pode levar às alterações acima descritas.

Existem três motivos pelos quais um cão com Cushing pode ter mais tendência para uma infeção do trato urinário:

  1. Quantidades excessivas de cortisol no sangue baixam o sistema imunitário do seu cão, deixando-o suscetível a infeções

  2. A urina produzida por um cão com Cushing é frequentemente muito diluída e, por isso, menos tóxica para as bactérias. Estas conseguem reproduzir-se com mais facilidade, levando a infeções

  3. Como a maioria dos cães é treinada para não fazer as necessidades dentro de casa, evitam urinar no interior sempre que possível, o que pode fazer com que mantenham grandes volumes de urina nas suas bexigas. Isto também pode levar à fraqueza do músculo da bexiga e deixar o seu animal propenso a infeções.

É improvável que uma infeção isolada num cão jovem seja o resultado de Cushing. No entanto, se for ao seu veterinário com frequência devido a infeções do trato urinário, deve definitivamente suspeitar de Cushing.

Um aumento no apetite pode fazer com que o seu cão ganhe peso, mas, do ponto de vista físico, pode parecer que o seu animal de estimação ganhou mais peso do que aquilo que a balança mostra. Isto deve-se à aparência arredondada da sua cintura – também conhecida como barriga pendente (pança).

Uma barriga pendente é algo que se vê em cães com Cushing devido a uma combinação de fatores:

  1. A fraqueza muscular significa que os músculos abdominais se esticam com o peso dos órgãos internos do seu cão

  2. Entre os seus órgãos, o fígado torna-se maior e mais pesado – aumentando o tamanho da barriga

  3. A gordura vai para a barriga – aumentando o peso suportado pelos músculos abdominais

  4. Tal como mencionado nas infeções do trato urinário, os cães com Cushing muitas vezes têm um grande volume de urina nas suas bexigas, aumentando  o peso do abdómen e aumentando o aspeto de barriga pendente

O cortisol é uma hormona catabólica que debilita os músculos. Um aumento do cortisol pode, por isso, levar ao aumento da debilitação muscular.

Isto pode significar que é mais difícil para o seu cão ficar de pé, saltar para o sofá ou subir e descer escadas.

A fraqueza muscular afeta todo o corpo, incluindo os músculos respiratórios. O enfraquecimento destes músculos pode levar a um aumento da respiração ofegante. Também se pensa que o cortisol pode ter um impacto direto na parte do cérebro que controla a respiração.

Quando o Cushing é causado por um tumor da hipófise, pensa-se que a letargia pode dever-se ao aumento da produção da hormona adenocorticotrópica (ACTH). O cortisol também pode afetar os sinais no cérebro, levando a que o seu cão durma mais e tenha menos vontade de fazer exercício.

A perda de pelo pode ser comum em cães com Cushing e poderá verificar que o seu cão está a perder pelo nos dois lados do corpo, sobre a barriga e/ou ao longo da cauda.

Para alguns cães, esta perda de pelo pode ser extrema, deixando-os apenas com pelo na cabeça e nas patas. No entanto, para outros cães pode ser mais subtil, com sinais como, por exemplo, ter um pelo sem brilho, o pelo não crescer depois de ter sido cortado ou apresentar a formação de verrugas nas axilas ou nas virilhas.

Em cães saudáveis, o pelo cresce e cai num ciclo constante. Em cães com Cushing, este ciclo abranda ou pára completamente, o que significa que o pelo que cai não se renova.

A pele também pode ficar mais fina em resultado do cortisol excessivo e, quando em combinação com uma redução da função do sistema imunitário (tal como mencionado na secção sobre infeções do trato urinário), as infeções recorrentes da pele também podem tornar-se um problema.

Suspeita de Cushing? Continue a Investiguar

Nem todos os cães demonstram o Cushing da mesma forma, e o seu cão pode não exibir necessariamente todos estes sinais. Sempre que suspeitar de Cushing, é sempre uma boa ideia manter um registo das mudanças que vê nos hábitos e comportamento do seu cão, para que possa investigar potenciais problemas com o seu veterinário.

Continue a investigar

É difícil dizer qual o impacto que o Cushing pode ter no comportamento de cada cão em particular. Certamente, o comportamento em relação a comer e beber pode mudar, incluindo o aumento de um comportamento agressivo em relação à comida; ou mostrar um comportamento apreensivo ao fazer as necessidades dentro de casa. Da mesma forma, a letargia e a falta de tolerância ao exercício são sinais clínicos conhecidos de Cushing.

Alterações comportamentais/mentais, tais como alterações de humor e a depressão, são sinais clínicos conhecidos de Cushing em pacientes humanos. Também se sabe que quando os humanos recebem corticosteroides sintéticos (que atuam da mesma forma que o cortisol), estes podem surtir efeitos secundários ao nível do comportamento. Entre os relatados incluem-se efeitos ligeiros, como inquietação, irritabilidade e insónia, depressão e distúrbios psiquiátricos mais graves, incluindo psicose e alucinações. Os efeitos no ser humano parecem depender da dose e, em geral, resolvem-se depois do medicamento ser interrompido.

Sim, há muitas outras doenças que podem produzir sinais similares, como beber mais e letargia. Contudo, à medida que o seu cão vai apresentando cada vez mais sinais clínicos, maior é a probabilidade de se tratar de um Cushing.

Exemplos de outras doenças que podem apresentar sinais similares aos da Cushing são, doenças hormonais, tais como hipotiroidismo ou diabetes, infeções (p. ex., piometra) e alteração da função de alguns órgãos, tais como doença renal ou hepática.

O seu veterinário levará a cabo investigações para descobrir o que está a causar este conjunto único de sinais que o seu cão está a apresentar, e dado que algumas das doenças  acima mencionadas podem ser potencialmente fatais, recomendamos que consulte o seu veterinário se estiver preocupado com o seu animal de estimação.

 

 

Encontre provas de Cushing

Se o seu Médico Veterinário suspeitar de síndrome de Cushing, este fará análises ao sangue e à urina para confirmar o diagnóstico. Saiba quais são os testes que o seu veterinário fará para encontrar evidências de Cushing.

Diagnosticar o Cushing

Vetoryl da Dechra é um medicamento sujeito a receita médica, disponível apenas através do seu Médico Veterinário. Qualquer pergunta sobre o seu cão deve dirigir-se ao seu veterinário.Vetoryl é uma marca registada da Dechra Limited.