Comprovar a Síndrome de Cushing

Se o seu Médico Veterinário suspeitar de síndrome de Cushing, este fará análises ao sangue e à urina para confirmar o diagnóstico. Normalmente começa por umas análises gerais, através das quais o seu veterinário irá procurar pistas que indiciem que um Cushing possa estar presente.

À procura de pistas de Cushing

Se as análises gerais levantarem ainda mais a suspeita do seu veterinário, ou se os sinais que o seu cão está a exibir fizerem com que o seu veterinário suspeite de Cushing, então serão realizados testes específicos de Cushing, para confirmar ou refutar o diagnóstico.

Como a concentração de cortisol no sangue flutua muito ao longo do dia tanto em cães saudáveis como em cães com Cushing, o diagnóstico não pode ser confirmado apenas por uma medição de cortisol.

Os dois testes mais frequentemente utilizados para confirmar o diagnóstico são o teste de supressão com dexametasona a dose baixa e o teste de estimulação com ACTH. Na maioria dos casos, o seu animal de estimação ficará na clínica veterinária enquanto estes testes são realizados

Durante este teste, será administrado ao seu cão com um fármaco chamado dexametasona. Em cães que não tenham Cushing, esta administração irá suprimir completamente a produção de cortisol.

O seu veterinário determinará isso medindo primeiro o nível “normal” de cortisol no sangue do seu cão. Serão, depois, recolhidas mais duas amostras de sangue dentro de 3-4 horas após a administração de dexametasona e oito horas após a administração.

Em cães sem Cushing, os níveis de cortisol após a administração de dexametasona serão baixos quando comparados com os níveis “normais”, uma vez que a dexametasona impede que as glândulas adrenais do cão produzam cortisol.

Em cães com Cushing, os níveis de cortisol após a administração de dexametasona permanecerão elevados, pois a dexametasona não consegue suprimir a quantidade aumentada de cortisol produzida por cães com a doença.

Este teste mostra se o seu cão está a produzir demasiado cortisol ao testar a resposta das glândulas adrenais à estimulação com ACTH.

O seu veterinário realizará este teste, medindo primeiro o nível “normal” de cortisol no sangue do seu cão. Uma versão sintética de ACTH irá ser administrada e mais uma amostra de sangue será colhida passada uma hora.

Como a ACTH estimula naturalmente a produção de cortisol, os níveis de cortisol após a administração aumentarão para além dos níveis “normais” em cães sem Cushing. No entanto, esta resposta é normalmente ligeira – com a maioria dos cães saudáveis a produzir um valor de cortisol entre 300-400 nmol/l no espaço de uma hora.

Na maioria dos cães com Cushing, a produção de cortisol após a injeção de ACTH sintética aumenta muito e, na maioria dos casos, observa-se um valor de cortisol superior a 550-600 nmol/l no espaço de uma hora.

No entanto, é importante lembrar que nenhum destes testes é perfeito e que o seu veterinário pode ter de realizar ambos os testes para obter um diagnóstico. Da mesma forma, pode ser necessário que o seu animal de estimação repita os testes ao longo do tempo. Recomendamos que fale com o seu veterinário com mais detalhe sobre o procedimento de diagnóstico individual do seu cão.

Identificou um caso de Cushing?

Depois dos testes iniciais terem confirmado um Cushing como diagnóstico, o seu veterinário pode querer realizar mais testes para descobrir se o seu cão tem doença pituitária ou adrenal. A decisão de realizar esses testes adicionais dependerá das circunstâncias individuais de cada animal.

O processo de localizar a causa do Cushing pode envolver análises ao sangue ou outros exames de diagnóstico – incluindo ecografia, RM ou TAC.

Dependendo das circunstâncias individuais, nem todos os cães têm de ter o Cushing localizado – no entanto, deve ter-se em consideração estes exames, pois podem oferecer opções de tratamento alternativas e/ou dar uma ideia do prognóstico do seu animal de estimação.

Deixar para trás a sentença de um Cushing

Uma vez diagnosticada a doença de Cushing, existe a oportunidade de restaurar a saúde e a vitalidade perdidas. Através de um tratamento eficaz é possível melhorar a qualidade de vida do seu cão e reduzir o risco dele desenvolver outras patologias.

Investigar o tratamento

Vetoryl da Dechra é um medicamento sujeito a receita médica, disponível apenas através do seu Médico Veterinário. Qualquer pergunta sobre o seu cão deve dirigir-se ao seu veterinário. Vetoryl é uma marca registada da Dechra Limited.