Investigar os sinais de Cushing

Ninguém quer que o seu amigo de quatro patas seja um suspeito de Cushing. Se o seu cão apresentar sintomas semelhantes aos dos nossos principais suspeitos, então deve investigar o seu caso mais a fundo.

Rehabilitation through treatment

Irrespective of the cause of Cushing's, the result is always the same - more cortisol is produced than is actually needed by the body. This results in the slow development of a combination of clinical signs that are associated with the condition.

Tem mais perguntas? Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes que respondemos sobre o estado do seu cão

Sinais e sintomas

Os sinais visíveis da síndrome de Cushing são muito semelhantes aos associados ao processo de envelhecimento, o que dificulta o diagnóstico e posterior monitorização.

Os sinais mais evidentes da síndrome de Cushing incluem;

  • Excesso de micção com possível incontinência
  • Beber mais (sede excessiva)
  • Aumento do apetite
  • Arfar em excesso, mesmo em repouso
  • Perda e fraqueza muscular
  • Letargia
  • Infeções do trato urinário (cistite)
  • Barriga pendente (pança)
  • Peladas, infeções recorrentes da pele

Quando o seu médico veterinário suspeita da síndrome de Cushing, efetuará exames sanguíneos para confirmar o diagnóstico.

A concentração de cortisol no sangue varia muito ao longo do dia, tanto em cães saudáveis como em cães com Cushing. É por esta razão que o diagnóstico não pode ser confirmado apenas por uma medição de cortisol. Os dois testes mais utilizados para confirmar um diagnóstico de Cushing são o teste de estimulação com ACTH e o teste de supressão a doses baixas de dexametasona. Pode ser mesmo necessário realizar ambos os testes.

Vetoryl®

O princípio ativo do Vetoryl é o trilostano. O trilostano é um medicamento de ação curta que precisa de ser administrado todos os dias para se conseguir controlar os sinais clínicos.

Recomenda-se que dê Vetoryl ao seu cão de manhã com uma refeição para que possa ser facilmente absorvido. isto também facilita a realização no momento apropriado de testes de monitorização pelo seu médico veterinário após a administração da dose.

Contacte o seu médico veterinário. NÃO dê uma dose dupla no dia seguinte.

Tratamento

A maioria dos cães precisará de Vetoryl todos os dias durante toda a vida. A síndrome de Cushing não pode ser curada, mas pode ser controlada com sucesso usando Vetoryl.

Os sinais clínicos de Cushing, tais como letargia, aumento do consumo de água, ingestão de alimentos e micção melhoram rapidamente, muitas vezes nas primeiras duas semanas de tratamento. As mudanças de pele, a queda de pelo e a barriga pendente podem demorar entre 3 a 6 meses a melhorar.

Acompanhe o progresso do seu cão utilizando o diário personalizado de tratamento.

Descarregue o seu diário de registo

Sim. É importante que o seu cão volte a consultar o seu veterinário para testes de avaliação e monitorização aos 10 dias, 4 semanas e 12 semanas após o início do tratamento com Vetoryl e, posteriormente, de 3 em 3 meses.

Se o seu cão ficar indisposto em qualquer altura enquanto estiver a tomar Vetoryl, pare o tratamento e consulte o seu veterinário o mais rapidamente possível.

O Vetoryl é bem tolerado pela maioria dos cães. Se o seu cão desenvolver quaisquer sinais de doença enquanto estiver a tomar o Vetoryl, incluindo letargia, vómitos, diarreia e anorexia, pare imediatamente o tratamento e contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível.

Se ficar preocupado com a saúde do seu cão deve consultar imediatamente o seu veterinário.

Vetoryl da Dechra é um medicamento sujeito a receita médica, disponível apenas através do seu Médico Veterinário. Qualquer pergunta sobre o seu cão deve dirigir-se ao seu veterinário. Vetoryl é uma marca registada da Dechra Limited.