Uma investigação sobre a síndrome de Cushing

O Cushing é uma doença que afecta seriamente a saúde, vitalidade e aparência do seu cão. Historicamente conhecida como hiperadrenocorticismo ou doença de Cushing, é uma das doenças endócrinas mais comuns, ocorrendo principalmente em cães de meia idade e mais velhos.

Os cães com Cushing produzem quantidades excessivas de cortisol - uma hormona importante que ajuda a regular o metabolismo do organismo. Isto pode ter efeitos nocivos sobre outros órgãos e sobre a capacidade do corpo de se regular a si próprio.

Uma investigação sobre o cortisol

O cortisol é produzido por duas pequenas glândulas localizadas ao lado de cada rim, estas são chamadas glândulas adrenais. Uma hormona chamada ACTH controla a produção e libertação de cortisol a partir das glândulas adrenais. A ACTH em si é produzida pela glândula pituitária - uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro.

A concentração de cortisol no sangue de um cão saudável varia à medida que a necessidade do corpo por cortisol oscila. Por exemplo, durante um período de stress ou doença, a produção de cortisol pelas glândulas adrenais é maior. Uma vez passado o período de stress, a concentração de cortisol no sangue regressa ao normal.

Cushing causado por um tumor na glândula pituitária

Conforme mencionado acima, a glândula pituitária situa-se na base do cérebro e é responsável pela produção da hormona adenocorticotrópica (ACTH), o que faz com que as glândulas adrenais produzam cortisol.

Na maioria dos cães com Cushing (80%-85%), desenvolve-se um pequeno tumor dentro da glândula pituitária. A maioria destes tumores são classificados como benignos ou não cancerosos, o que significa que estes tumores não invadem os tecidos próximos nem se alastram para outras partes do corpo e têm menos de 1 cm de tamanho.

As células deste tumor produzem quantidades excessivas de ACTH, o que, por sua vez, leva a uma produção excessiva de cortisol.

Cushing causado por um tumor nas glândulas adrenais

Nos restantes 15%-20% dos cães, o Cushing é causado por um tumor numa (ou muito raramente em ambas) das glândulas adrenais. Quando o Cushing é causado por um tumor adrenal, há um risco mais elevado de que o tumor possa ser maligno e, portanto, o seu veterinário pode propor-lhe testes para determinar que tipo de tumor está a afectar o seu cão.

Reabilitação com o tratamento

Independentemente da causa do Cushing, o resultado é sempre o mesmo – o corpo produz mais cortisol do que é efetivamente necessário. Isto provoca o desenvolvimento lento de uma combinação de sinais clínicos que estão associados à doença.

Está disponível um tratamento que combate a produção excessiva de cortisol e, para a maioria dos cães, o prognóstico é muito bom. Apesar de muitas vezes o diagnóstico ser feito quando o animal é mais velho, com um tratamento bem-sucedido, existem muitos relatos de cães com Cushing a viver vidas longas e felizes.

É difícil saber se a Cushing causa dor nos cães. Se utilizarmos os humanos como orientaçã, a dor não está registada como sendo um sintoma comum. No entanto, as oscilações de humor, como a sensação de depressão ou ansiedade, são um sintoma conhecido de Cushing nas pessoas.

Uma vez que os animais não nos conseguem dizer como se sentem, é importante que, caso haja suspeita de Cushing, tal seja tratado para que o impacto negativo do Cushing seja minimizado.

Para a maioria dos cães, não é o tumor que causa uma mudança no comportamento ou na aparência do seu cão, mas sim, é o aumento do cortisol que tem o maior impacto.

Em casos muito raros, os tumores da hipófise podem expandir-se e ter um tamanho superior a 1 cm. Embora seja pouco provável invadirem o tecido próximo, estes podem fazer pressão no cérebro. Isto tem o potencial de causar sinais como andar de um lado para o outro, andar em círculo e, em casos extremos, convulsões e cegueira. No entanto, é importante lembrar que estes casos são muito raros e recomendamos que fale com o seu veterinário se o seu cão começar a apresentar algum destes sinais.

Caso se constate que o seu cão tem um tumor na glândula adrenal, a incidência de um tumor maligno aumenta quando comparado com um tumor da hipófise.

Suspeita de sintomas de Cushing?

A Detetive Ivana Lead obteve provas dos sintomas de Cushing. Observe-a a interrogar os suspeitos de Cushing como o Larry Xixis, o Gus Esfomeado entre outros sobre os seus sintomas.

Investigue os sintomas

Vetoryl é um medicamento da Dechra sujeito a receita médica, disponível apenas através do seu Médico veterinário. Quaisquer questões sobre o seu cão deverão ser dirigidas ao seu Veterinário. Vetoryl é uma marca comercial registada da Dechra Limited.